Agitadores

MULTISEGMENTO

Produtos

Sistemas

Os Agitadores são equipamentos rotativos, destinados a promover a mistura de produtos em fase líquida.

Tem como objetivo reduzir não somente uniformidades, ou gradientes de propriedades e temperatura na composição do material em relação a sua massa total, mas sua agitação ajuda na execução de processos químicos e processamento físicos de diferentes aplicações, tais como dissolução ou suspenção de sólidos; homogeneização de soluções em geral; preparação de mistura de soluções químicas em estações de tratamento de efluentes e água (ETE e ETA); processos de tratamento de efluentes e água (Floculação); tanques de produtos químicos, preparo de polímeros, aeração e troca térmica.

Os agitadores são compostos de um eixo com pás impelidoras, motor, sistema de redução de rotação, sistema de selagem, flange ou placa, base de apoio e, quando necessário, um mancal de fundo. Também são classificados quanto a sua posição de montagem (verticais de topo ou de fundo, e de entrada lateral) e quanto ao tipo de fluxo e geometria do impelidor.

Tipo de impelidores aplicados ao dimensionamento dos equipamentos:​

  • Impelidor HI-FLOW com pás planas inclinadas de 45° à 32°;
  • Impelidor SH-FLOW com pás curvadas de alta eficiência;
  • Impelidor de Disco DI-FLOW do tipo disco aspersor.

Os Agitadores Tequaly são fabricados em Aço Carbono, Inox, Duplex ou, revestidos conforme a necessidade do processo ou necessidade do cliente, e atendem a aplicações leves, médias e pesadas. Essas aplicações podem variar de armazenamento simples, em tanques abertos, a sistemas complexos de reação química, sob condições extremas de temperatura e pressão.

O uso deste produto é predominantemente usado nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, de papel e celulose, químicas, siderúrgicas, mineração e saneamento.

Opções de Agitadores:

  • Agitadores verticais de topo: são os equipamentos que possuem seus sistemas de acionamento montado na vertical do tanque, podendo ser perpendiculares ou inclinados. Por ser o mais usual, acaba representando a maioria dos agitadores existentes;
  • Agitadores verticais de fundo: são agitadores montados verticalmente no fundo dos tanques. Sua construção é complexa e exige um sistema de selagem seguro e um dispositivo que permite a manutenção da selagem, sem que seja necessário esvaziar o tanque. Sua aplicação é restrita, sendo utilizados em casos em que a operação ocorre em tanque de grande altura, ou onde não existe espaço para a instalação do agitador no tampo superior;
  • Agitadores de entrada lateral: são agitadores montados horizontalmente na lateral dos tanques, evitando vazamentos e possibilitando a manutenção da selagem, sem que seja necessário o esvaziamento do tanque. Normalmente são utilizados em tanques de estocagem de grande volume, o que resulta em um menor custo se comparado com outros modelos. O agitador de entrada lateral é ideal para uso em tanques com teto flutuantes.

Seguimos normas nacionais e internacionais para a qualificação de todos os nossos produtos, serviços e procedimentos, além das especificações de cada cliente. Consulte nosso departamento técnico para mais informações.