Corta Chamas

MULTISEGMENTO

Produtos

Sistemas

O corta-chama é um dispositivo instalado na abertura de um equipamento ou na tubulação, permitindo que gases ou vapores fluam, mas impedindo a transmissão de chama em caso de uma ignição. Ele tem por objetivo proteger o sistema de uma possível propagação de chamas na tubulação. Por esse motivo, necessitam de inspeções regulares.

Entre as suas principais funções, aplicadas em uma linha de transporte de combustíveis em estado físico/gasoso, é que deve resistir o momento ou energia, ou onda de choque, associada ao fluxo da mistura em combustão; reduzir a temperatura dos produtos da combustão, a ponto de a mistura reagente não ser mais inflamável; impedir a passagem da chama e extinguir a chama.

Ao selecionar um corta-chamas para um determinado processo, vários pontos deverão ser analisados, como o tipo de chama, os fluídos empregados no sistema, o direcionamento do fluxo e o material do equipamento.

O corta-chamas fabricado pela Tequaly tem seu elemento abafador em aço inoxidável ou material resistente à temperatura e corrosão pelo fluido; seu elemento é capaz de reduzir a transferência térmica da chama; o elemento abafador não é desmontável, sendo somente removível do corpo ou carcaça para limpeza e manutenção e a limpeza do elemento pode ser feita com jato de água, ar ou vapor.

Este produto é utilizado geralmente em linhas de transporte de gases combustíveis, sendo que as colmeias ou elementos internos do corta-chamas são dimensionados de acordo com a exclusividade de cada fluído e o respectivo MESG (Maximum Experimental Safe Gap), conforme IEC 60079-1-1.

Características:

  • Direção da chama unidirecional;
  • Chama normalmente à montante do elemento em relação ao fluxo, que é chamado de lado desprotegido;
  • Elemento abafador em aço inoxidável ou material resistente à temperatura e corrosão pelo fluido;
  • Elemento capaz de reduzir a transferência térmica da chama;
  • Elemento abafador não desmontável, somente removível do corpo ou carcaça para limpeza e manutenção;
  • Possibilidade de limpeza do elemento com jato de água, ar ou vapor;
  • Facilidades para verificação e teste de entupimento do elemento;
  • As colmeias ou elementos internos do corta-chamas são dimensionados de acordo com a exclusividade de cada fluído e o respectivo MESG (Maximum Experimental Safe Gap), conforme IEC 60079-1-1.

Seguimos normas nacionais e internacionais para a qualificação de todos os nossos produtos, serviços e procedimentos, além das especificações de cada cliente. Consulte nosso departamento técnico para mais informações.