Logo Tequaly
Logo Tequaly
Notícias
Conheça a atuação da Tequaly na área de saneamento
Clique em cada imagem para abrir a notícia.
Conclusão de mais um serviço, com excelência, na unidade de Três Lagoas da Suzano
Mais uma vez, a Tequaly atua em uma das principais empresas de papel e celulose, a Suzano Três Lagoas/MS, e finaliza suas atividades com grande satisfação do cliente. No período de 27 de maio a 24 de junho, a Tequaly foi responsável por um grande pacote de fornecimento de dutos, componentes de tubulação, equipamentos, reformas, instalações e montagem mecânica no pátio de madeiras, na área da evaporação e na caldeira. No momento de maior volume de trabalho, chegou a contar com 115 colaboradores.
Um dos grandes destaques desse trabalho foi a movimentação da curva do duto da Caldeira de Recuperação. Sempre prezando pela segurança e pela qualidade, alguns funcionários, inclusive, receberam o Prêmio de Boas Práticas de Segurança, concedido pela Suzano.

Tequaly está à frente de diversos projetos na International Paper, de Nova Campina/SP
Como especialista em grandes projetos na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction), a Tequaly é responsável pelo fornecimento do sistema de tratamento de gases não condensáveis diluídos (GNCD) e pelo novo digestor da planta de Nova Campina/SP, da multinacional International Paper. Um dos grandes destaques desse projeto é a engenharia, fabricação e montagem do digestor, uma vez que possui cerca de 13 metros de altura e quase 4 metros de diâmetro e será transportado inteiro de Curitiba/PR até Nova Campina/SP. Os serviços têm finalização prevista para setembro desse ano e estão em andamento desde outubro de 2018. Além disso, nessa mesma unidade, a Tequaly está atuando ainda na reta final do sistema BHA (Blow Heat Accumulator), na Terebentina e na Incineração dos gases não condensáveis concentrados (GNCC). Portanto, incluindo todos esse trabalhos, além dos funcionários envolvidos nas áreas de tecnologia e fabricação, a Tequaly conta com cerca de 120 colaboradores em campo para a implantação desses projetos – quantidade que aumentará significativamente durante a Parada Geral, programada para 02 a 07 de julho. Nesse período, serão instalados aproximadamente 50 tie-ins, referentes a todos os projetos em andamento, além da realização de vários trabalhos, que vão acontecer em paralelo, nas caldeiras de Recuperação e Biomassa . Atuar de forma tão significativa em diversas atividades na International Paper, que tem sede nos Estados Unidos da América e está presente em mais de 24 países, é uma grande satisfação para a Tequaly.
Reta final do Projeto Lignina na planta de Limeira/SP, da Suzano Papel e Celulose
Responsável pelo maior volume de fornecimento dentro do “Projeto Lignina e Lignina Modificada”, da Suzano Papel e Celulose, a Tequaly concluiu com sucesso todas as suas atividades de engenharia, tecnologia, fabricação, implantação, montagem eletromecânica e partida da planta de Limeira/SP. Para acompanhar os primeiros meses de performance do projeto e garantir o integral funcionamento de todo o Sistema GNCD, uma equipe especializada esteve mobilizada na sede do cliente, a fim de proporcionar todo o suporte que se fez necessário. A Tequaly, como uma das principais fornecedoras desse projeto, chegou a contar com aproximadamente 270 colaboradores nas atividades de implantação, durante os momentos de maior volume de trabalho. Com qualidade e segurança sempre em primeiro lugar, um dos grandes destaques na execução desse projeto foi a solução encontrada pela Tequaly para a implantação das capotas de captação de gases, que foi realizada em prazo extremamente desafiador. Essa, que é a primeira planta de lignina industrial do mundo, é considerada uma das mais inovadoras e o principal projeto da Suzano atualmente – que possui 94 anos de história, e está entre as líderes no segmento de celulose de eucalipto e de mercado. Portanto, para a Tequaly é uma grande satisfação finalizar essas atividades com qualidade impecável e entregar um projeto com excelente performance, suprindo as expectativas do cliente.
Tequaly apresenta - Tanques e reservatórios aparafusados em aço inoxidável. 
Tanques e reservatórios aparafusados em aço inoxidável
Tequaly é a EPCista responsável pelo revamp do Pátio de Madeiras de multinacional
A Tequaly será a provedora do projeto EPC (Engineering, Procurement and Construction) de revamp do Pátio de Madeiras da unidade de Jaguariaíva/PR - planta de produção de painéis MDF revestidos -, de uma empresa multinacional, também considerada uma das gigantes da celulose. Com início nesse mês e finalização prevista para maio de 2020, no momento o projeto encontra-se em fase de planejamento e início de atividades. A fim de aumentar significativamente a flexibilidade, devido à disponibilidade das matérias-primas na região, o principal objetivo é criar uma nova linha para separar as picagens das madeiras. A Tequaly é a EPCista responsável por todo o projeto, com a tecnologia EMG do Brasil para os trabalhos de engenharia básica, detalhada (de campo) e fabricação dos equipamentos, assim como a parte de montagem elétrica, que será subcontratada. Além disso, a Tequaly contará com uma equipe própria para toda a montagem mecânica na planta do cliente.
Resultados obtidos em sistema implantado pela Tequaly superam expectativas do cliente
A Tequaly implantou o sistema de tratamento de gases nos fornos rotativos de calcinação em multinacional no interior de São Paulo, com garantia de redução da emissão de material particulado para, no máximo, 120mg/Nm³. Os números alcançados foram ainda melhores, superando as expectativas do cliente e surpreendendo positivamente com o resultado obtido na performance em ambos os rotativos. Inclusive, na medição mais recente, realizada pelo próprio cliente, a redução de emissão foi tão expressiva, que ficou cerca de 60% abaixo do máximo esperado, recebendo um feedback de satisfação total dessa empresa.
Para a Tequaly, que preza pela qualidade em todas as suas atividades, superar as expectativas do cliente é extremamente importante. Cumprir com suas garantias e proporcionar soluções de sucesso fazem com que a credibilidade da empresa perante o mercado fique ainda mais consolidada.
Tequaly investe em aprimoramento constante da qualidade
Na quinta-feira (09/05), a Tequaly trouxe o Doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), Adayr Borro Junior, da empresa Caema Brasil, e o diretor da Mecanochemie, Clemens de Souza e Fein – especialistas em aço inoxidável –, para aplicar treinamentos sobre a forma correta para utilização desse material, com o objetivo de aprimorar ainda mais os acabamentos de seus produtos fabricados. O treinamento foi dividido em duas turmas compostas, principalmente, por colaboradores que trabalham diretamente com decapagem de aço inoxidável, além dos líderes do setor de fabricação, inspetores de qualidade e demais envolvidos nesse processo de produção.
Com duração média de 2h30 cada turma, a apresentação focou em explicar os processos adequados de manuseio, estoque, decapagem, transporte e outras boas práticas para evitar contaminação, corrosão e demais possíveis defeitos advindos de tratamentos incorretos. O curso também abordou o surgimento, composição e diversos tipos de aço inoxidável existentes no mercado para conhecimento geral de todos os participantes.
A partir da premissa de melhoria contínua e foco na qualidade de seus materiais, a Tequaly considera de extrema importância trazer para seus colaboradores, cada vez mais, atividades que agregam conhecimento diretamente ligado aos processos de produção fabris.

Tequaly fornece projeto tecnológico EPC para a Klabin Monte Alegre
Com renomada expertise e como líder nacional de desenvolvimento de sistemas de gases não condensáveis – concentrados (GNCC) ou diluídos (GNCD) –, a Tequaly está atendendo a unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba/PR, com um grande projeto com sua tecnologia. Fornecido na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction), consiste na queima dos gases GNCC e GNCD nos incineradores 2, já existente, e 3, que será projetado, fabricado e montado pela Tequaly, além do tratamento e exaustão dos gases incinerados.O projeto, que está dividido em duas etapas, tem previsão de término da primeira fase em outubro de 2019 e da segunda em abril de 2020. No momento, os processos de engenharia estão sendo finalizados para início de suprimentos e fabricações, enquanto a construção civil está em plena atividade, sob responsabilidade do cliente. Além de um incinerador de gases e da chaminé, que terá 70 metros de comprimento, o fornecimento de dois lavadores de gases e dois quenchers também são destaques, os quais, inclusive, serão responsáveis pelo tratamento do gás antes da queima. Entre os dias 20 e 31 de maio, a Tequaly atuará na Parada Geral da fábrica para a instalação de todos os 36 tie-ins necessários nesse trabalho. Esse sistema é mais um investimento de extrema importância da Klabin, pois está diretamente ligado ao meio ambiente e também beneficia a comunidade próxima à unidade. Portanto, participar de forma bastante significativa nesse projeto é uma grande responsabilidade e satisfação para a Tequaly.
Mais um trabalho concluído com sucesso pela Tequaly
Atuando há mais de 20 anos no mercado de papel e celulose, a Tequaly tem como uma de suas especialidades a realização de trabalhos durante a Parada Geral (PG) de grandes fábricas da área. Recentemente, concluiu suas atividades de manutenção nos internos das caldeiras de força e de recuperação da Lwarcel Celulose, em Lençóis Paulista/SP, por mais um ano consecutivo, e atingiu grande satisfação do cliente.
Com mobilização realizada no dia 28 de março para os preparativos e Parada Geral das caldeiras no período de 04 a 12 de abril, a Tequaly contou com uma equipe de cerca de 150 pessoas, entre colaboradores diretos e indiretos. Priorizando a qualidade e a segurança na prestação de seus serviços, a Tequaly também foi contratada, inclusive, para a realização de mais atividades em relação ao escopo original e cumpriu com os prazos previstos em cronograma, conforme ajustes com o cliente. A união da flexibilidade e do planejamento da Tequaly com o excelente time de gestão do cliente foram diferenciais para o sucesso na conclusão desse trabalho.
Para a Tequaly é uma grande honra atender as expectativas em mais um trabalho com a Lwarcel Celulose, produtora de 250 mil toneladas de celulose de mercado por ano.

Com modalidade de fornecimento EPC, Tequaly é provedora de ilhas tecnológicas completas para o projeto de expansão da WestRock
Confira matéria publicada na Revista O Papel:A WestRock confiou à Tequaly um pacote de fornecimento bastante expressivo para a expansão da Fábrica de Papel de Três Barras/SC, contendo alguns dos processos mais representativos da ampliação, como o desenvolvimento do novo sistema de recuperação de calor, que necessita de um dimensionamento considerado bastante complexo, e a nova planta de evaporação de 6 efeitos. Além desses processos, a Tequaly também é responsável pelo desenvolvimento integral do sistema de cozimento batelada (batch), sistema de tratamento de condensado contaminado (stripper), planta de metanol e sistema de coleta e tratamento de gases não condensáveis diluídos (GNCD) e concentrados (GNCC). Os diferenciais tecnológicos apresentados pela Tequaly e a sua estrutura, que possibilita integrar todas as soluções em um único fornecedor, foram alguns dos destaques para a conquista desse contrato. “Essa modalidade de trabalho em sinergia, batizada de Soluções 360°, possibilita que o cliente sinta a experiência de conversar com uma única empresa, uma vez que temos especialistas em todas as áreas para cuidar com excelência de tudo o que precisa em um grande projeto”, explica o Diretor Técnico e Comercial da Tequaly, Christiano Lopes. Além disso, os trabalhos são customizados de acordo com as necessidades do cliente. “Nossa forma de atuação permite mais flexibilidade para opiniões e maior participação junto à Tequaly”, destaca.Fornecido na modalidade EPC – uma das especialidades da Tequaly –, esse projeto reforça o novo posicionamento da empresa como provedora de soluções para o mercado de papel e celulose. “Esse desafio é fruto da confiança conquistada pelos resultados obtidos durante esses 23 anos de história”, conclui.
Segurança como um valor é destaque na SIPAT da Tequaly
Entre os dias 08 e 12 de abril de 2019 foi realizada a 4ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Tequaly, proporcionando aos colaboradores uma semana inteiramente focada em disseminar ainda mais a importância da preservação da segurança e da saúde dos colaboradores. O evento contou com palestras diárias, de diversos temas, enfatizando qualidade de vida, uso correto de ferramentas manuais e rotativas, prevenção e combate a incêndio e manuseio seguro de cilindros de gases.
A programação, organizada pela Gestão 2018/2019 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e apoio da equipe de Segurança do Trabalho, também abordou o respeito ao meio ambiente, lançando uma campanha para adoção de copos reutilizáveis, com o objetivo de diminuir o consumo de descartáveis e gerar menos lixo. Durante a semana, os colaboradores também puderam fazer auriculoterapia e quick message – métodos que propiciam relaxamento e alívio de dores.
Além disso, o encerramento da SIPAT contou com o tradicional Concurso de Paródias, que já está em sua 3ª edição e teve 4 composições neste ano. As apresentações foram essenciais para finalizar o evento com sucesso, uma vez que os próprios colaboradores puderam ajudar a conscientizar os demais colegas. Com o tema, “Segurança no trabalho: um valor para a vida”, a SIPAT possibilitou que todos saíssem da sua rotina e pudessem aprimorar seus conhecimentos, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Workshop: Tratamento de Lodo Biológico – Uma Nova Perspectiva
Recentemente, a Tequaly promoveu um workshop, em parceria com a Huber Technology, na sua sede em Curitiba/PR, com o tema “Tratamento de Lodo Biológico – Uma Nova Perspectiva”. A proposta do evento foi apresentar novas alternativas para o manuseio do lodo biológico gerado em meio ao processo produtivo das indústrias de papel e celulose e propor o fim dos aterros – solução mais utilizada atualmente. Converter esse lodo em energia para o processo, através de recursos sustentáveis, é o principal foco das alternativas apresentadas pela Tequaly e pela Huber, que podem ser moldadas às especificidades da planta industrial de cada empresa. A gestão dos lodos, quando feita de forma adequada, resulta em significativas vantagens econômicas, ambientais e sociais para as indústrias do setor.No workshop, foram explicados os detalhes tecnológicos dessas soluções e foram tratados, inclusive, os seguintes assuntos: tecnologias de filtração, adensamento, desaguamento e secagem de lodo biológico, sistemas de aquecimento indireto de água para secadores de esteiras utilizando, principalmente, gases de combustão de caldeiras, coleta, tratamento e incineração de Gases Não Condensáveis Diluídos (GNCD) gerados em plantas de tratamento de lodo biológico e sistemas de armazenamento e transporte de lodo seco para incineração.Além das palestras sobre o tema, os participantes do evento visitaram as instalações da Tequaly, tanto as áreas administrativas quanto os galpões fabris, podendo conhecer a capacidade e a estrutura da empresa.Caso queira saber mais sobre essas e outras soluções, entre em contato pelo e-mail comercial@tequaly.com.br e tenha um atendimento diferenciado e específico para a sua unidade industrial. A Equipe Comercial da Tequaly está à disposição para identificar e apresentar a melhor alternativa para o tratamento do lodo biológico da sua empresa.
Experiência e competência levam Tequaly para trabalho em planta na Argentina
Com a pluralidade das áreas de atuação cada vez mais desenvolvida e em constante expansão, a Tequaly conquistou mais um excelente contrato para o trabalho de manutenção em uma das plantas de uma multinacional – considerada uma gigante da celulose –, durante a Parada Geral (PG) da fábrica na Argentina, que deve ocorrer entre os dias 12 e 26 de março.
A Tequaly foi contemplada para a realização de quatro serviços: modificação interna do digestor nas peneiras de extração, troca dos tubos do bank e instalação de bocas de visita para o teto de segurança da caldeira de biomassa, trabalhos na região do grid e substituição de 72 niples na zona de transição da caldeira de recuperação.
As atividades encontram-se na fase de planejamento, organização de cronograma, montagem de canteiro e demais preparativos. A primeira mobilização foi realizada no dia 18/02, a segunda está programada para 25/02 e os demais colaboradores irão no dia 11/03 para a PG, que deverá contar com cerca de 200 pessoas da Tequaly.
O grande diferencial desse trabalho é o desafio de lidar com a logística necessária pela distância e os trâmites legais para trabalhos no exterior. Segundo o responsável pela gestão comercial da venda, Joaquim Vieira, o planejamento, a estrutura financeira sólida e a experiência da Tequaly foram grandes destaques durante o processo com esse cliente, que está presente em 5 continentes. “O portfólio e todos os materiais de referências que foram apresentados durante as visitas comprovaram a competência e a qualidade da Tequaly, demonstrando confiabilidade em nossos serviços”, explica.

Tequaly completa 23 anos
Hoje é nosso aniversário de 23 anos! Por isso, aproveitamos para agradecer especialmente a todos que, de alguma forma, contribuíram com nossas experiências, histórias, desafios, conquistas e aprendizados.Continuamos contando com vocês nessa jornada. Muito obrigado!
Andamento da montagem de precipitador em indústria na Bahia está com 50% de avanço
A Tequaly, contratada pela empresa de origem
dinamarquesa FLSmidth, é a responsável pela montagem eletromecânica do 4º novo módulo
do precipitador eletrostático para a caldeira de recuperação de uma importante indústria
do polo petroquímico da Bahia.

Com início em outubro do ano passado e previsão de
conclusão em maio, o processo de montagem eletromecânica atingiu 50% do
cronograma planejado, sem nenhum desvio de segurança e com excelente índice de
qualidade. Após o término da implantação serão feitos os testes a frio para
garantia de performance do equipamento, junto à FLSmidth.

Com mais de 100 colaboradores mobilizados e
movimentação de cerca de 585 toneladas do precipitador, é uma grande satisfação
para a Tequaly atender mais essa demanda de uma das mais importantes indústrias
de processo, em grande escala, a partir de matérias-primas renováveis.
Tequaly inicia ciclo de atuação com a principal empresa produtora de peróxido de hidrogênio da América do Sul
A Tequaly, rumo a novos desafios e na continuidade
do processo de diversificações de mercado, dá início a 2019 com trabalhos cada
vez mais consolidados em diversos segmentos. Inclusive, solidifica seu espaço
na indústria química com o projeto parcial de fabricação e montagem do novo
hidrogenador de uma das principais empresas desse segmento, a qual é
considerada a maior produtora de peróxido de hidrogênio na América do Sul, com
capacidade de 180 mil toneladas por ano.

Com início das fabricações ainda no mês de janeiro,
esse projeto se estende até a Parada Geral (PG) da fábrica, que acontece de 6 a
13 de maio – período em que a Tequaly fará a maior parte dos serviços de
montagem na planta, localizada em Curitiba/PR. Ao todo, serão fabricadas 62
toneladas de tubulação em aço inox e desmontadas cerca de 35 toneladas de materiais
já instalados na planta do cliente, para reaproveitamento ou descarte, de
acordo com o escopo do trabalho. Um destaque desse serviço é a execução de 151
tie-ins durante a PG, cujo prazo é considerado bastante desafiador.Esse é mais um trabalho que a Tequaly avalia como
um grande marco na sua busca por novos negócios e oportunidades, pois é sempre muito
importante solidificar parcerias e estreitar relações com empresas de diversos
segmentos. 
Tequaly mobiliza cerca de 200 pessoas para Parada Geral em Barcarena, Pará
Especialista na realização de manutenções em
caldeiras durante a Parada Geral (PG) das fábricas, a Tequaly está com uma
equipe de, aproximadamente, 200 pessoas em Barcarena, no Pará, para trabalhar
na PG de uma empresa que atende todos os segmentos do mercado de alumínio. Com
equipe mobilizada desde o dia 20 de janeiro para integração e preparativos, a
Tequaly fará a troca da tubulação de uma caldeira de força entre os dias 28 de
janeiro e 18 de março.Para a Tequaly, é uma grande satisfação atender,
mais uma vez, a demanda desse cliente, que tem origem norueguesa e mais de 110
anos de história. 
Tequaly deseja Boas Festas a todos!
Com a aproximação do final de ano, a Tequaly faz um balanço muito positivo sobre os resultados obtidos em 2018, com metas superadas e grandes expectativas para 2019. Assim, aproveitamos que muitos de nossos parceiros estão entrando em férias coletivas para desejar boas festas a todos!  
Confira como foi o 51º Congresso e Exposição da ABTCP para a Tequaly
O 51º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, da ABTCP, foi um grande sucesso para a Tequaly.Mais uma vez, o estande foi um dos mais visitados durante o evento e abriu grandes possibilidades de negócios.Foi uma grande satisfação para a Tequaly estar presente na exposição e no congresso, recebendo amigos, clientes, fornecedores e fazendo novos contatos.
Soluções 360° Tequaly
Conheça mais as Soluções 360° Tequaly - Uma visão de fornecimento inovadora, que coloca o cliente no centro.Viste nosso estande na 51° Exposição Internacional de Celulose e Papel, da ABTCP, no Transamérica Expo Center, até amanhã (25/10).
Visite a Tequaly na Exposição da ABTCP 2018
A Tequaly – empresa especializada no
desenvolvimento e fornecimento de tecnologia e serviços para a indústria – estará presente no 51º Congresso e
Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela Associação
Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP).

No estande, serão destacados, principalmente, os
grandes projetos que as Soluções 360° permitem realizar com a integração de
todos os seus serviços (tecnologia, fabricação, montagem e manutenção), bem
como os atendimentos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.
Em paralelo a isso, a Tequaly também estará presente em uma sessão técnica do
congresso, com uma palestra referente a um artigo selecionado como um dos 10
melhores dentre, aproximadamente, 150 trabalhos avaliados pelo comitê da ABTCP.

O evento, considerado um dos principais do setor de
papel e celulose da América Latina, ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro, no
espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

Para a exposição, faça sua inscrição gratuita: http://sgabtcp.org.br/Inscricoesexposicao/

Para o congresso, consulte a programação, os valores e faça seu
credenciamento pelo link: https://www.abtcp2018.org.br/congresso/inscricoes
Tequaly finaliza trabalho com sucesso e recebe reconhecimento por índice zero em acidentes
Consolidada em mais um segmento de atuação, a
Tequaly foi a responsável pela substituição de uma caldeira e de uma chaminé em
uma das maiores empresas mundiais em produção e comercialização de fosfato e
potássio combinados, na unidade de Uberaba/MG. Experiente em vencer novos
desafios, a Tequaly se adaptou com grande sucesso às normas e procedimentos
específicos, conquistando a confiança desse novo cliente e, inclusive, sendo
convidado a absorver, em paralelo, outros escopos do projeto.

                Como um dos
grandes destaques na realização desse serviço, a Tequaly dá ênfase à
grandiosidade da movimentação da chaminé – a peça antiga possuía 60m de altura
e foi desmontada em três partes, já a implantação do novo equipamento foi
realizada em quatro fragmentos. A metodologia técnica utilizada pela Tequaly na
execução desses serviços foi um diferencial, pois gerou ganho de produtividade,
reconhecido pelo cliente.Com segurança e qualidade em primeiro lugar, para a Tequaly é de extrema importância finalizar mais um serviço com excelência e aprovação do cliente, que emitiu um certificado referente à conclusão do serviço com índice de zero acidente e uma placa com esse reconhecimento oficializado.
Tequaly conquista contrato em formato inédito para atendimento às unidades fabris de papel e celulose da International Paper no Brasil
Focada no
constante desenvolvimento e conquista de novos projetos e contratos, a Tequaly
foi contemplada para atender todos os trabalhos de demanda mecânica de todas as
unidades de fabricação de papel e celulose da International Paper no Brasil, em
paradas de fábrica programadas ou emergenciais, com vigência prevista até 2021.
No estado de São Paulo, serão atendidas as plantas de Luiz Antônio, Paulínia,
Nova Campina, Mogi Guaçu e Franco da Rocha, além da unidade de Três Lagoas, no
Mato Grosso do Sul.

                Essa
modalidade de contrato é inédita, porém as categorias de serviços já constavam
no portfólio da Tequaly. Os trabalhos contemplam manutenções mecânicas CCRU
(Celulose, Recuperação e Utilidades) e CCP (Papel e Acabamento), nos quais
estão inclusos importantes equipamentos, como digestores, caldeiras de
recuperação, máquinas de papel, áreas de evaporação, caustificação, entre
outros. O desempenho da Tequaly em outros trabalhos executados para a International Paper foi essencial para a conquista desse serviço, uma vez que o cliente destacou a excelente performance da empresa nos quesitos de segurança e qualidade como referência para confiar esse trabalho para a Tequaly. 
Artigo da Tequaly está entre os 10 melhores do Congresso da ABTCP
Fonte: Revista O Papel - Edição Agosto 2018, página 88Neste ano, a Tequaly, com sua tecnologia, terá a honra de ser uma das empresas palestrantes da 51ª edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel, tendo como tema o estudo de caso: impacto econômico e ambiental relacionado à recuperação de metanol > 85% em uma planta de papel e celulose. O artigo – que foi elaborado pelo eng. químico, Guilherme Reis Fressato, junto com os demais integrantes da equipe de Engenharia de Processos e orientação do Diretor Comercial SIT, Christiano Lopes, e do Diretor de Tecnologia, Kjell Eriksson, ambos também eng. químicos –, foi selecionado como um dos 10 melhores, dentre aproximadamente 150 trabalhos avaliados pelo comitê da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), promotora do evento. O congresso será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo/SP, em paralelo à exposição do setor, na qual a Tequaly também estará presente como expositora pela 4ª edição consecutiva. A palestra da Tequaly terá duração de 30 minutos e será apresentada na Sessão Técnica de Meio Ambiente e Eficiência Energética, no período da tarde do dia 25 de outubro, conforme programação preliminar (sujeito a alterações). Quem tiver interesse de assistir à palestra deve consultar os valores da ABTCP pelo link: Clique aqui...
Tequaly finaliza manutenção em “sala de caldas” e se destaca em segurança do trabalho
A Tequaly está finalizando nesta semana a primeira etapa de suas atividades de manutenção na “sala de caldas” em uma multinacional de agricultura e biotecnologia – empresa pertencente a uma organização global e localizada em Itaí/SP. Por ter se destacado nos quesitos de segurança do trabalho e qualidade técnica, a Tequaly foi convidada, inclusive, a ministrar um DDS (Diálogo Diário de Segurança) geral da planta, com todos os colaboradores da unidade. Em outubro, uma equipe voltará ao local para conclusão das atividades na Parada Geral da empresa – interrupção da produção para manutenções.
Esse é o primeiro trabalho realizado pela Tequaly nessa multinacional e o resultado tem sido bastante satisfatório para ambos, o que representa a consolidação para outras tratativas e a abertura para novas oportunidades. Nesse momento de diversificação de mercados, para a Tequaly é muito importante ingressar em mais um segmento com excelentes avaliações.

Tequaly participa de 1º Encontro de Cúpula de Liderança em Segurança para Prestadores de Serviços IP LATAM
No mês de agosto, a Tequaly foi convidada a participar do 1º Encontro de Cúpula de Liderança em Segurança para Prestadores de Serviços das unidades da International Paper, da América Latina, uma vez que está com grandes serviços nas plantas de Nova Campina e Mogi Guaçu, em São Paulo.
Representada pelo seu Eng. de Segurança do Trabalho, Olavo Burgardt, a Tequaly e outras 50 empresas, aproximadamente, compartilharam suas experiências e debateram sobre diversos assuntos relacionados ao tema. As lideranças da International Paper apresentaram dados importantes para discussão e se mostraram dispostas e determinadas a promover, cada vez mais, ambientes de trabalho seguros e saudáveis para seus colaboradores, assim como tem motivado, influenciado e exigido que seus fornecedores e parceiros tenham as mesmas atitudes.
Para a Tequaly é muito importante participar de eventos que promovem a segurança do trabalho e priorizam a vida, assim como esse, uma vez que também está focada nesse mesmo propósito.

Os desafios na execução de trabalhos para indústrias alimentícias
Concretizando de forma permanente sua atuação em diversos segmentos, a Tequaly está, desde o início de maio, executando um grande projeto em uma renomada empresa do ramo alimentício de Curitiba/PR, o qual está chegando em sua fase de conclusão nos próximos dias. Com uma equipe técnica especializada, a Tequaly é responsável pela fabricação e implantação da obra de instalações eletromecânicas.
Por ser um trabalho no segmento alimentício, existem alguns parâmetros diferenciados no gerenciamento e na execução dessas atividades. Os cuidados referentes à segurança alimentar são extremamente rigorosos e devem ser estritamente respeitados. Por conta disso, todos os equipamentos fabricados precisam ser submetidos a uma inspeção antes da liberação para início da montagem, o qual é chamado de Coleta SWAB. Esse processo consiste na realização de exames microbiológicos e é minuciosamente detalhado.
Perante o cenário apresentado acima, é importante frisar que mesmo com os desafios desse setor, a Tequaly está finalizando seus trabalhos com total satisfação do cliente em todos os processos e tem atendido aos requisitos necessários para estar apto à atuação no segmento invariavelmente. Para a Tequaly é uma satisfação enorme atuar no segmento alimentício junto a uma empresa de renome mundial.

Tequaly finaliza trabalhos em oito caldeiras de empresa líder nacional em produção de coque
Em um processo constante de diversificação de mercados, a Tequaly concretiza a ampliação de sua gama de segmentos de atuação com o trabalho realizado nos tubos do economizador de oito caldeiras da planta de coqueificação de uma empresa de processamento e logística de matéria-prima a clientes da indústria siderúrgica e de energia, localizada no município de Serra/ES. Iniciado no mês de abril, o processo todo contou com paradas pontuais (interrupção da produção para manutenções) em cada caldeira, concluindo a última no final de junho.
O trabalho foi realizado com estrito cumprimento do cronograma, mesmo com adicionais significativos, prezando pela qualidade, segurança e satisfação do cliente. A título de conhecimento geral, essa é uma indústria considerada líder na produção de coque por mais de 50 anos. É um grande contentamento para a Tequaly finalizar seus trabalhos com grande sucesso nessa multinacional.

Tequaly participa de curso de Tecnologia e Química da Produção de Celulose, promovido pela ABTCP
Valorizando cada vez mais a importância do investimento no contínuo aprendizado e aprimoramento técnico de suas equipes, a Tequaly participou do curso de Tecnologia e Química da Produção de Celulose, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Realizado nos dias 01 e 02/08, os engenheiros Bruno Tocchio, Felipe Bittencourt e Guilherme Fressato foram os representantes da equipe da Engenharia de Processos da empresa no referido curso.
Com duração de 16h, o foco principal do treinamento era demonstrar o processo produtivo de celulose kraft, abordando de forma ampla todo o processo, desde o Pátio de Madeira e Cavacos (recepção e preparo) até o enfardamento e expedição da celulose, aprimorando noções sobre os parâmetros de qualidade, branqueamento e secagem de polpa celulósica.
O curso também possibilitou a troca de experiências e conhecimentos com representantes de vários clientes da Tequaly, como CMPC, Veracel, Suzano e Fibria, ampliando e desenvolvendo cada vez mais a rede de networking, a qual é imprescindível no mercado atual.
Cenibra emite certificado em reconhecimento ao ótimo desempenho da Tequaly
O certificado emitido pela Celulose Nipo-Brasileira, mais conhecida como Cenibra, assegura e reconhece que a Tequaly cumpriu todos os requisitos necessários referentes à qualidade, segurança, meio ambiente, atendimento e comprometimento com as responsabilidades assumidas, durante todos os serviços executados no ano de 2017, obtendo um ótimo desempenho em suas atividades.
Receber esse tipo de reconhecimento demonstra que a Tequaly vem executando um trabalho sério, que prioriza a segurança de seus colaboradores e a entrega de resultados que superem as expectativas de seus clientes.

Projeto Desvio de GNCD para CRC é finalizado com sucesso e 51 dias antes do prazo, na Fibria Aracruz/ES
No final do mês de maio, a Tequaly realizou a partida do sistema do Projeto EPC Desvio de GNCD (Gases Não Condensáveis Diluídos) para CRC (Caldeira de Recuperação C), da unidade de Aracruz/ES da Fibria. O resultado apresentado teve total aprovação e satisfação do cliente, que já está com o sistema em operação e em perfeito funcionamento. A equipe técnica e especializada da Engenharia de Processos e Tecnologia da Tequaly, a qual estava mobilizada na área, realizou e acompanhou todas as etapas referentes à partida desse projeto, que aconteceram entre os dias 10 e 25/05, garantindo o sucesso na entrega.
Nos primeiros dias dedicados ao processo de partida foram realizados os testes e ajustes convencionais, para ser iniciada a operação e queima contínua no CRC. A partir do dia 23/05, a equipe de operação da Fibria assumiu todo o comando do sistema, contando com o apoio e acompanhamento da Tequaly.

Tequaly participa de evento “Parceiros de Alta Performance” na Veracel
A fim de manter sua equipe sempre atenta às novidades e atualizada com as necessidades do mercado, a Tequaly participou da primeira edição do evento “Parceiros de Alta Performance”, realizado na Veracel, das 8h às 17h do dia 21 de junho. O encontro reuniu diversas empresas fornecedoras do setor de papel e celulose, com o propósito de transmitir ideias, conhecimentos e experiências que auxiliem no contínuo aperfeiçoamento da oferta de soluções com cada vez mais confiabilidade, desempenho de qualidade e inovação. Da Tequaly, estavam presentes os representantes técnicos do Comercial, Antonio Vitorino e Joaquim Vieira.
Em paralelo a isso, o evento também contextualizou como está o mercado de papel e celulose atualmente, quais são as novidades e expectativas da Indústria 4.0, além de aumentar a transparência no relacionamento e adesão às regras de Compliance.

Tequaly conclui mais um trabalho com excelência e satisfação do cliente
No fim do mês de maio, a Tequaly finalizou a implantação referente ao projeto EPC (Engineering, Procurement and Construction) do retrofit da torre ácida do branqueamento B, na unidade de Jacareí/SP, da fábrica de papel e celulose Fibria – trabalho que contemplou toda a parte de engenharia de detalhamento, fabricação, pré-montagem, transporte e todos os procedimentos necessários para a remoção da peça antiga e instalação do novo trecho.
Com duração de cerca de dois meses para implantação, o projeto foi entregue mais uma vez rigorosamente dentro dos prazos estipulados, garantindo qualidade e segurança em todas as etapas e satisfação total do cliente. Novamente, a Tequaly se diferencia no mercado por oferecer aos seus clientes a vantagem de um escopo completo, com confiança e garantia de excelentes resultados.

Tequaly mantém agilidade em serviços executados em Imperatriz/MA
Finalizando o processo de Retrofit das Linhas 2 e 3 do Pátio de Madeiras da Suzano Papel e Celulose, de Imperatriz/MA, a Tequaly concluiu suas atividades com antecedência mais uma vez, agora na Parada Geral da Linha 3, que aconteceu entre os dias 10 e 15/05. Esse é um projeto que a Tequaly (EPCISTA) forneceu, com a tecnologia EMG do Brasil, objetivando aumentar a eficiência das linhas da produtora de papel e celulose, a fim de processar uma maior quantidade de madeira fina sem perda de capacidade.
A equipe da Tequaly contou com um efetivo de produção técnica de cerca de 140 profissionais e finalizou suas atividades, dentro da Parada Geral, com 1 dia de antecedência referente ao que estava previsto em contrato. Os serviços foram executados com agilidade, mantendo a segurança e a qualidade em primeiro lugar, com colaboradores bem adaptados e atividades conduzidas com normalidade.

Projeto Lignina: Tequaly em mais um projeto tecnológico na indústria de Papel e Celulose
A Tequaly se destaca por executar o maior “pacote” dentro do projeto inovador da Planta Lignina e Lignina Modificada, da Suzano Papel e Celulose, na unidade de Limeira/SP, sendo responsável pela tecnologia e implantação do sistema de tratamento do GNCD, pelos trocadores de calor, tanques de armazenagem, reatores, agitadores e 100% do pacote de montagem eletromecânica. É um diferencial participar, cada vez mais, de projetos que visam tecnologia e inovação nas indústrias de papel e celulose.Essa é a primeira planta de extração de lignina e derivados do Brasil e é o principal projeto atual da Suzano, que objetiva direcionar esse subproduto para algo mais rentável do que a queima, como a produção de produtos que podem ser comercializados. Entre os principais, estão os adesivos, bioplásticos e lignosulfonatos, os quais podem ser usados como dispersantes para concreto e ração animal ou na composição de produtos químicos e fármacos.Dentro do seu escopo de trabalho, até o momento, a Tequaly avançou cerca de 50% do projeto global, cumprindo com o que foi previsto desde o início da implantação.Parceira antiga da Tequaly, a Suzano Papel e Celulose já possui 94 anos de história, e está entre as líderes no segmento de celulose de eucalipto e de mercado. Para a Tequaly, é uma satisfação enorme estar expressivamente presente em um projeto de tamanha importância.
Tequaly presente no 23º Seminário de Recuperação e Energia da ABTCP
No dia 24/05, a Tequaly participou do 23º Seminário de Recuperação e Energia, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), realizado na Lwarcel Celulose, em Lençóis Paulista/SP. Com tema principal focado no Sistema de Combustão de Caldeira de Recuperação, as palestras técnicas apresentaram cases de sucesso para promoção de debates, agregando conhecimento e troca de experiência entre os participantes.
O evento, que reuniu profissionais de diversas empresas do Brasil, contou com representantes da área comercial e da engenharia de processos/tecnologia da Tequaly, os quais participaram com o intuito de discutir novas práticas e tecnologias desse ramo de atuação. Além disso, prestigiar esse tipo de evento é essencial para manter estratégias comerciais e técnicas sempre atualizadas de acordo com as necessidades do mercado atual.

Projeto BHA, Terebentina e GNCC em Nova Campina/SP
A Tequaly está atuando em grandes projetos com tecnologia própria como epcista (da sigla em inglês EPC: Engineering, Procurement, Construction), que visam a melhoria na planta de Nova Campina/SP, da multinacional americana International Paper: o Sistema BHA (Blow Heat Accumulator), a Terebentina e a Incineração do GNCC, além do Circuito de Água de Resfriamento para Torres.
No momento, o projeto encontra-se em fase de detalhamento e implantação do BHA – que em português pode ser intitulado como Sistema de Condensação/Eliminação de Vapores e Armazenagem de Energia da Descarga dos Digestores –, e deve finalizar nos próximos meses, quando serão feitos os testes e a partida do novo sistema. Com o intuito de promover uma significativa solução ambiental neste ponto, para a unidade de seu cliente, a Tequaly conta com o diferenciado know-how da sua equipe de Engenharia de Processos, conduzida pelo reconhecido Engº. Kjell Eriksson, Diretor de Tecnologia da Tequaly, o qual possui um notável conhecimento para definições de dimensões, assim como tempo e formas de operação e descarga.
Parceira antiga da Tequaly, a International Paper é uma produtora líder global em papel, celulose e embalagens, presente em mais de 24 países e preocupada em usar responsavelmente os recursos renováveis.

International Paper conta com a Tequaly em Parada Geral
Mais uma vez, a estadunidense International Paper confia à Tequaly a execução de reparos no Cone do Digestor, da planta de Mogi Guaçu/SP – serviços que a Tequaly vem executando a cada ano, conforme necessidade do cliente. A Parada Geral da unidade para manutenção dos equipamentos está prevista para iniciar em 07/05, com conclusão final em 15/05, sendo os últimos dois dias dedicados aos testes e acompanhamento. Além da equipe técnica especializada, a Tequaly também é responsável por disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a execução das atividades.
Parceira antiga da Tequaly, a International Paper é uma produtora líder global em papel, celulose e embalagens, presente em mais de 24 países e preocupada em usar responsavelmente os recursos renováveis.

Mais um serviço de manutenção em Parada Geral finalizado no prazo – Suzano Mucuri/BA
Tequaly conclui mais uma Parada Geral, na Suzano Mucuri/BA, rigorosamente no prazo desafiador de sete dias, finalizando no dia 22/04. Com 100% de qualidade e todas as juntas radiografadas aprovadas, a Tequaly fez a manutenção na Caldeira de Recuperação 1; a substituição de chapas internas e catódos do Digestor Contínuo da Linha 1; a substituição de Câmara de Combustão do Incinerador e o forneceu da Tampa do Condensador do Cristalizador.
Tequaly recebe visita do vice-prefeito de Curitiba
No dia 12/04, a Tequaly recebeu a visita do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, dos vereadores Mauro Bobato e Oscalino do Povo, além de assessores e empresários da região do CIC e Umbará, para um almoço e uma reunião para debate de melhorias nos locais citados. O objetivo principal do encontro era que todos pudessem contribuir com suas opiniões a respeito dos progressos já conquistados e possíveis futuros avanços, com relação à infraestrutura, urbanismo e cidadania, visando o bem-estar da comunidade.


Na ocasião, os visitantes aproveitaram para conhecer a atual estrutura da empresa, assim como saber mais sobre o ramo de atividades no qual a Tequaly atua.
Tequaly recebe visita da Suzano Papel e Celulose
Na última segunda-feira (09/04), a diretoria da Tequaly recebeu a estimada visita da Suzano Papel e Celulose, em sua sede em Curitiba/PR. A equipe, que representou a empresa, conheceu as atuais instalações da Tequaly, assim como a ampliação de potenciais que a mesma configura.
A estrutura, que conta com 100 mil m² – sendo 18 mil m² de área fabril e 5 mil m² de escritórios –, contempla todos os profissionais de tecnologia, engenharia, contratos, administração, planejamento, fabricação, almoxarifados, estoque de infraestrutura de obra, equipes de manutenção e montagem eletromecânica.
Na ocasião, a equipe também fez o follow-up dos projetos mais relevantes que estão em andamento, dentre eles:
→ Projeto Planta de Lignina e o Sistema de GNCD da Planta de Lignina, na Suzano de Limeira/SP;
→ Retrofit das Mesas Alimentadoras para o Pátio de Madeiras nas Linhas 2 e 3, da Suzano de Imperatriz/MA;
→ Parada Geral da Caldeira de Recuperação e do Digestor, na Suzano de Mucuri/BA.
Tequaly presente em mais uma Parada Geral – Suzano, Mucuri/BA
Iniciou ontem, dia 16/04, com previsão de término para o dia 24/04, a Parada Geral da unidade de Mucuri/BA da Suzano Papel e Celulose, na qual a Tequaly, com um efetivo de 240 colaboradores, está presente na realização de diversos serviços, dentre eles a manutenção na Caldeira de Recuperação 1; a substituição de chapas internas e catódos do Digestor Contínuo da Linha 1; a mão-de-obra para substituição de Câmara de Combustão do Incinerador e o fornecimento da Tampa do Condensador do Cristalizador.
Tequaly conclui serviço com antecedência em Imperatriz/MA
Na Parada Geral da Linha 2 do Pátio de Madeiras da Suzano Papel e Celulose, de Imperatriz/MA, a Tequaly se destacou, mais uma vez, pela antecedência na finalização de seus serviços. A entrega contratual, que já era bastante desafiadora, previa sete dias de trabalho e a Tequaly, mesmo em condições climáticas difíceis, adiantou a entrega em 42 horas, concluindo seu escopo de trabalho com qualidade e segurança no dia 30/03.
Essa é uma das etapas do serviço de Retrofit das Linhas 2 e 3 do Pátio de Madeiras, que a Tequaly (EPCISTA) forneceu, com a tecnologia EMG do Brasil, objetivando aumentar a eficiência das linhas da produtora de papel e celulose, a fim de processar uma maior quantidade de madeira fina sem perda de capacidade. A Parada Geral da Linha 3 está prevista para o dia 04/05.
A equipe da Tequaly foi mobilizada no dia 05/03 para os preparativos, com um efetivo de cerca de 130 pessoas, para cumprir um escopo de trabalho que contempla a montagem das mesas de rolos e das mesas de toras nas duas linhas, além da manutenção na mesa alimentadora.
Tequaly estabelece mercado em território Latino-Americano
A Tequaly, ao longo de seus 22 anos de atuação, tem como característica o desenvolvimento constante de novos parceiros comerciais. Desta forma, para o ano de 2018, foi ampliada a gama de países aos quais a empresa passou a realizar visitas técnicas e comerciais, com o objetivo de conquistar novas oportunidades de negócios, dentre esses países estão importantes economias latino-americanas como Chile, Argentina e Colômbia.
Focado nesse trabalho, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Linha de Fibras e Caustificação da Tequaly, Joaquim Vieira, abriu contato com potenciais clientes, como Papel del Cauca, Smurfit Kappa e Carvajal, na Colômbia, CMPC Celulosa, no Chile, Celulosa Argentina, na Argentina, além da já parceira da Tequaly, Arauco, no Chile e na Argentina, com a qual mantemos negócios em andamento. O principal objetivo do estreitamento dessas relações é mostrar o know-how da empresa, especialmente, nos serviços e desenvolvimento de tecnologias na área fabril de produção de polpa celulósica – Cozimento, Lavagem e Branqueamento – estendendo ainda para a planta de licor branco – Caustificação e Forno de Cal.
Tequaly recebe mais uma certificação
No processo de avaliação da Suzano, de Limeira/SP, referente à Parada Geral 2018 da fábrica, a Tequaly recebeu o certificado de participação reconhecida, que consiste no compromisso da realização dos trabalhos com segurança, qualidade, organização, limpeza e preservação ambiental.
Segurança em 1º lugar: Tequaly promove SIPAT 2018
Entre os dias 26 e 29 de março de 2018, foi realizada a 3ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Tequaly, que conteve palestras e outras atividades relacionadas à preservação da segurança e da saúde dos colaboradores e respeito ao meio ambiente. Com o tema, “Pense 1 minuto, o tempo não volta”, o principal objetivo da semana foi aprimorar a conscientização e promover a reflexão de todos sobre o assunto.
A programação, organizada pela Gestão 2017/2018 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com o apoio do Departamento de SMS (Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde), também contemplava atividades saudáveis, como a Quick-Massage e o Dia de Avaliação Odontológica, e educativas e recreativas, como os jogos de segurança e a 2ª edição do Concurso de Paródias, que contou com 5 composições focadas em segurança do trabalho. Dessa forma, os colaboradores puderam sair da rotina habitual e compartilhar experiências acerca do assunto, enriquecendo o conhecimento de todos de maneira descontraída e diferenciada.

Veja como foi essa semana especial na Tequaly
Tequaly faz balanço positivo da satisfação de seus clientes
Estabelecer e manter relacionamentos de confiança, proximidade e respeito com seus clientes é um dos objetivos contínuos da Tequaly, que preza por realizar trabalhos de qualidade do início ao fim – desde as primeiras negociações, durante todo o processo de prestação de serviços, na entrega do resultado esperado e no apoio ininterrupto mesmo após a conclusão dos trabalhos executados.
Para manter esse padrão de qualidade, a Tequaly mantém um controle que avalia o nível de satisfação dos clientes com os serviços prestados, com o intuito de analisar os dados apresentados para a busca de melhorias contínuas. Por meio de formulários preenchidos pelo cliente é possível observar qual a média de satisfação dos mesmos com relação a vários itens.

Resultado das pesquisas de satisfação respondidas em 2017

Em 2017, entre as perguntas feitas aos clientes, a Tequaly obteve 100% de aprovação nos itens referentes à coordenação do projeto, supervisores e encarregados responsáveis e, além disso, ficou com mais de 95% de aprovação em 8 das 11 perguntas feitas aos clientes. Um dado que chama muito a atenção e que mostra como a empresa está realmente no caminho certo em direção à excelência de seus produtos e serviços é a média de 98% dos clientes que contratariam novamente os serviços da empresa.
Visando a melhoria contínua, a Tequaly também usa esses dados para identificar quais aspectos pode aprimorar e tomar as devidas ações para alcançar essa evolução. De 2016 para 2017 é possível identificar melhoras significativas nos índices referentes ao planejamento, cumprimento das normas de SMS e limpeza/organização, por exemplo. Esses índices mostram o progresso e o comprometimento da Tequaly em entregar resultados que superem as expectativas de seus clientes sempre.
Projeto Lignina: primeiras etapas em andamento
A Tequaly está expressivamente presente no Projeto da primeira planta de extração de Lignina do Brasil, a qual será implantada na fábrica de Celulose e Papel, Suzano, de Limeira/SP, reforçando sua competência reconhecida nesse segmento. Com um contrato de 10 meses, serão fornecidas aproximadamente 330 toneladas de tubulação, 420 toneladas de equipamentos e 320 toneladas de estruturas metálicas, no total.
Segundo Cristiano Brito, do Departamento Comercial, a Tequaly foi contemplada com dois escopos no Projeto, com diversas frentes de trabalho. “No que diz respeito ao Sistema de Coleta e Tratamento de Gases GNCD, gerado na Planta de Lignina e Lignina Modificada, a Tequaly é responsável pela engenharia de processos, fabricação, montagem e fornecimento de equipamentos e materiais, além da aprovação da engenharia de detalhamento feita pelo cliente. Em paralelo a isso, a Tequaly também está encarregada do fornecimento e montagem da nova Planta de Extração de Lignina e também de Lignina Modificada”, afirma.
Com relação ao andamento do projeto, no momento, a engenharia de processos da Tequaly faz a análise do sistema GNCD como um todo, a fabricação já está em andamento conforme liberações das documentações e o canteiro no site do cliente está sendo montado.
Chaminé: engenharia, fabricação e montagem
A engenharia, fabricação e a montagem de uma chaminé de quase 60 metros de altura e 61,5 toneladas foram realizadas pela Tequaly, em 2017, para a planta de Luiz Antônio/SP da International Paper. Os equipamentos saíram em 4 partes e percorreram mais de 650km até chegarem ao destino. Confira abaixo uma galeria de fotos de todos esses processos:
 
Tequaly exporta Blow Tank para o Chile
Esse projeto de exportação para o Chile contempla engenharia, fabricação e acompanhamento da montagem mecânica de um Blow Tank. O equipamento possui aproximadamente 26 metros de altura, 16 metros de diâmetro, 4.400m³ de volume e peso líquido estimado de 420 toneladas.
A engenharia de detalhamento contemplou, inclusive, uma análise sísmica para determinar as espessuras das chapas que compõem o tanque, por conta da possibilidade de ocorrência de terremotos na região. O período de fabricação já está sendo concluído, e o equipamento está sendo transportado desmontado, com chapas e outras peças distribuídas em 20 carretas, para a planta de Nueva Aldea, da Arauco. A montagem do tanque está programada para o mês de abril e contará com a presença de dois supervisores de campo, por 90 dias, para acompanhamento de todo o processo.
Segundo um dos responsáveis pela gestão comercial da venda, Valter Cétolo, o diferencial da Tequaly durante o processo de concorrência, além de ter apresentado uma proposta comercial competitiva, foi o atendimento ágil às demandas do cliente durante a etapa de venda. “Esse é um projeto de destaque por ser uma grande exportação para um cliente que nós nunca havíamos atendido no Chile, por isso a fase das cotações necessitou de um trabalho consistente e convincente que demonstrasse, de fato, a capacidade da empresa perante a necessidade do cliente”, conta.
De acordo com o Supervisor da Fábrica, Mário Oliveira, esse Blow Tank é mais um equipamento de grande porte fabricado pela Tequaly. “Como ele está sendo transportado em partes, o tamanho significativo do Blow Tank não é tão evidente, mas, o peso bruto das chapas utilizadas foi de aproximadamente 510 toneladas”, finaliza.
Tequaly Faz 22 Anos
O mês de fevereiro é muito especial para a Tequaly e seus colaboradores, pois é o marco do início de uma família corporativa. No dia 15 de fevereiro de 1996, o Sr. José Clementino e seu sócio da época deram os primeiros passos da trajetória que a Tequaly vem percorrendo até hoje e, em meio a tantos desafios e conquistas, a empresa cresceu e continua evoluindo cada vez mais, conquistando um espaço muito significativo no mercado.
Durante esses 22 anos, a Tequaly é grata por cada colaborador que fez e ainda faz parte dessa equipe, que trabalhou e trabalha para construir o melhor resultado final aos nossos clientes. Inclusive, esse agradecimento especial também se estende a todos os clientes, uma vez que todos são essenciais no desenvolvimento dessa história e, acima de qualquer coisa, confiam no comprometimento e no trabalho realizado pela empresa. Aos demais parceiros, fornecedores e amigos que, de alguma forma, contribuíram para a nossa evolução, a gratidão também é imensa.
Por todo esse caminho percorrido, a Tequaly expressa um MUITO OBRIGADO, pois essa é uma história de todos. Contamos com vocês na continuação dessa jornada, para que possamos comemorar todos os anos juntos!