Logo Tequaly
Logo Tequaly
Notícias
Projeto BHA, Terebentina e GNCC em Nova Campina/SP
A Tequaly está atuando em grandes projetos com tecnologia própria como epcista (da sigla em inglês EPC: Engineering, Procurement, Construction), que visam a melhoria na planta de Nova Campina/SP, da multinacional americana International Paper: o Sistema BHA (Blow Heat Accumulator), a Terebentina e a Incineração do GNCC, além do Circuito de Água de Resfriamento para Torres.
No momento, o projeto encontra-se em fase de detalhamento e implantação do BHA – que em português pode ser intitulado como Sistema de Condensação/Eliminação de Vapores e Armazenagem de Energia da Descarga dos Digestores –, e deve finalizar nos próximos meses, quando serão feitos os testes e a partida do novo sistema. Com o intuito de promover uma significativa solução ambiental neste ponto, para a unidade de seu cliente, a Tequaly conta com o diferenciado know-how da sua equipe de Engenharia de Processos, conduzida pelo reconhecido Engº. Kjell Eriksson, Diretor de Tecnologia da Tequaly, o qual possui um notável conhecimento para definições de dimensões, assim como tempo e formas de operação e descarga.
Parceira antiga da Tequaly, a International Paper é uma produtora líder global em papel, celulose e embalagens, presente em mais de 24 países e preocupada em usar responsavelmente os recursos renováveis.

International Paper conta com a Tequaly em Parada Geral
Mais uma vez, a estadunidense International Paper confia à Tequaly a execução de reparos no Cone do Digestor, da planta de Mogi Guaçu/SP – serviços que a Tequaly vem executando a cada ano, conforme necessidade do cliente. A Parada Geral da unidade para manutenção dos equipamentos está prevista para iniciar em 07/05, com conclusão final em 15/05, sendo os últimos dois dias dedicados aos testes e acompanhamento. Além da equipe técnica especializada, a Tequaly também é responsável por disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a execução das atividades.
Parceira antiga da Tequaly, a International Paper é uma produtora líder global em papel, celulose e embalagens, presente em mais de 24 países e preocupada em usar responsavelmente os recursos renováveis.

Mais um serviço de manutenção em Parada Geral finalizado no prazo – Suzano Mucuri/BA
Tequaly conclui mais uma Parada Geral, na Suzano Mucuri/BA, rigorosamente no prazo desafiador de sete dias, finalizando no dia 22/04. Com 100% de qualidade e todas as juntas radiografadas aprovadas, a Tequaly fez a manutenção na Caldeira de Recuperação 1; a substituição de chapas internas e catódos do Digestor Contínuo da Linha 1; a substituição de Câmara de Combustão do Incinerador e o forneceu da Tampa do Condensador do Cristalizador.
Tequaly recebe visita do vice-prefeito de Curitiba
No dia 12/04, a Tequaly recebeu a visita do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, dos vereadores Mauro Bobato e Oscalino do Povo, além de assessores e empresários da região do CIC e Umbará, para um almoço e uma reunião para debate de melhorias nos locais citados. O objetivo principal do encontro era que todos pudessem contribuir com suas opiniões a respeito dos progressos já conquistados e possíveis futuros avanços, com relação à infraestrutura, urbanismo e cidadania, visando o bem-estar da comunidade.


Na ocasião, os visitantes aproveitaram para conhecer a atual estrutura da empresa, assim como saber mais sobre o ramo de atividades no qual a Tequaly atua.
Tequaly recebe visita da Suzano Papel e Celulose
Na última segunda-feira (09/04), a diretoria da Tequaly recebeu a estimada visita da Suzano Papel e Celulose, em sua sede em Curitiba/PR. A equipe, que representou a empresa, conheceu as atuais instalações da Tequaly, assim como a ampliação de potenciais que a mesma configura.
A estrutura, que conta com 100 mil m² – sendo 18 mil m² de área fabril e 5 mil m² de escritórios –, contempla todos os profissionais de tecnologia, engenharia, contratos, administração, planejamento, fabricação, almoxarifados, estoque de infraestrutura de obra, equipes de manutenção e montagem eletromecânica.
Na ocasião, a equipe também fez o follow-up dos projetos mais relevantes que estão em andamento, dentre eles:
→ Projeto Planta de Lignina e o Sistema de GNCD da Planta de Lignina, na Suzano de Limeira/SP;
→ Retrofit das Mesas Alimentadoras para o Pátio de Madeiras nas Linhas 2 e 3, da Suzano de Imperatriz/MA;
→ Parada Geral da Caldeira de Recuperação e do Digestor, na Suzano de Mucuri/BA.
Tequaly presente em mais uma Parada Geral – Suzano, Mucuri/BA
Iniciou ontem, dia 16/04, com previsão de término para o dia 24/04, a Parada Geral da unidade de Mucuri/BA da Suzano Papel e Celulose, na qual a Tequaly, com um efetivo de 240 colaboradores, está presente na realização de diversos serviços, dentre eles a manutenção na Caldeira de Recuperação 1; a substituição de chapas internas e catódos do Digestor Contínuo da Linha 1; a mão-de-obra para substituição de Câmara de Combustão do Incinerador e o fornecimento da Tampa do Condensador do Cristalizador.
Tequaly conclui serviço com antecedência em Imperatriz/MA
Na Parada Geral da Linha 2 do Pátio de Madeiras da Suzano Papel e Celulose, de Imperatriz/MA, a Tequaly se destacou, mais uma vez, pela antecedência na finalização de seus serviços. A entrega contratual, que já era bastante desafiadora, previa sete dias de trabalho e a Tequaly, mesmo em condições climáticas difíceis, adiantou a entrega em 42 horas, concluindo seu escopo de trabalho com qualidade e segurança no dia 30/03.
Essa é uma das etapas do serviço de Retrofit das Linhas 2 e 3 do Pátio de Madeiras, que a Tequaly (EPCISTA) forneceu, com a tecnologia EMG do Brasil, objetivando aumentar a eficiência das linhas da produtora de papel e celulose, a fim de processar uma maior quantidade de madeira fina sem perda de capacidade. A Parada Geral da Linha 3 está prevista para o dia 04/05.
A equipe da Tequaly foi mobilizada no dia 05/03 para os preparativos, com um efetivo de cerca de 130 pessoas, para cumprir um escopo de trabalho que contempla a montagem das mesas de rolos e das mesas de toras nas duas linhas, além da manutenção na mesa alimentadora.
Tequaly estabelece mercado em território Latino-Americano
A Tequaly, ao longo de seus 22 anos de atuação, tem como característica o desenvolvimento constante de novos parceiros comerciais. Desta forma, para o ano de 2018, foi ampliada a gama de países aos quais a empresa passou a realizar visitas técnicas e comerciais, com o objetivo de conquistar novas oportunidades de negócios, dentre esses países estão importantes economias latino-americanas como Chile, Argentina e Colômbia.
Focado nesse trabalho, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Linha de Fibras e Caustificação da Tequaly, Joaquim Vieira, abriu contato com potenciais clientes, como Papel del Cauca, Smurfit Kappa e Carvajal, na Colômbia, CMPC Celulosa, no Chile, Celulosa Argentina, na Argentina, além da já parceira da Tequaly, Arauco, no Chile e na Argentina, com a qual mantemos negócios em andamento. O principal objetivo do estreitamento dessas relações é mostrar o know-how da empresa, especialmente, nos serviços e desenvolvimento de tecnologias na área fabril de produção de polpa celulósica – Cozimento, Lavagem e Branqueamento – estendendo ainda para a planta de licor branco – Caustificação e Forno de Cal.
Tequaly recebe mais uma certificação
No processo de avaliação da Suzano, de Limeira/SP, referente à Parada Geral 2018 da fábrica, a Tequaly recebeu o certificado de participação reconhecida, que consiste no compromisso da realização dos trabalhos com segurança, qualidade, organização, limpeza e preservação ambiental.
Segurança em 1º lugar: Tequaly promove SIPAT 2018
Entre os dias 26 e 29 de março de 2018, foi realizada a 3ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Tequaly, que conteve palestras e outras atividades relacionadas à preservação da segurança e da saúde dos colaboradores e respeito ao meio ambiente. Com o tema, “Pense 1 minuto, o tempo não volta”, o principal objetivo da semana foi aprimorar a conscientização e promover a reflexão de todos sobre o assunto.
A programação, organizada pela Gestão 2017/2018 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com o apoio do Departamento de SMS (Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde), também contemplava atividades saudáveis, como a Quick-Massage e o Dia de Avaliação Odontológica, e educativas e recreativas, como os jogos de segurança e a 2ª edição do Concurso de Paródias, que contou com 5 composições focadas em segurança do trabalho. Dessa forma, os colaboradores puderam sair da rotina habitual e compartilhar experiências acerca do assunto, enriquecendo o conhecimento de todos de maneira descontraída e diferenciada.

Veja como foi essa semana especial na Tequaly
Tequaly faz balanço positivo da satisfação de seus clientes
Estabelecer e manter relacionamentos de confiança, proximidade e respeito com seus clientes é um dos objetivos contínuos da Tequaly, que preza por realizar trabalhos de qualidade do início ao fim – desde as primeiras negociações, durante todo o processo de prestação de serviços, na entrega do resultado esperado e no apoio ininterrupto mesmo após a conclusão dos trabalhos executados.
Para manter esse padrão de qualidade, a Tequaly mantém um controle que avalia o nível de satisfação dos clientes com os serviços prestados, com o intuito de analisar os dados apresentados para a busca de melhorias contínuas. Por meio de formulários preenchidos pelo cliente é possível observar qual a média de satisfação dos mesmos com relação a vários itens.

Resultado das pesquisas de satisfação respondidas em 2017

Em 2017, entre as perguntas feitas aos clientes, a Tequaly obteve 100% de aprovação nos itens referentes à coordenação do projeto, supervisores e encarregados responsáveis e, além disso, ficou com mais de 95% de aprovação em 8 das 11 perguntas feitas aos clientes. Um dado que chama muito a atenção e que mostra como a empresa está realmente no caminho certo em direção à excelência de seus produtos e serviços é a média de 98% dos clientes que contratariam novamente os serviços da empresa.
Visando a melhoria contínua, a Tequaly também usa esses dados para identificar quais aspectos pode aprimorar e tomar as devidas ações para alcançar essa evolução. De 2016 para 2017 é possível identificar melhoras significativas nos índices referentes ao planejamento, cumprimento das normas de SMS e limpeza/organização, por exemplo. Esses índices mostram o progresso e o comprometimento da Tequaly em entregar resultados que superem as expectativas de seus clientes sempre.
Projeto Lignina: primeiras etapas em andamento
A Tequaly está expressivamente presente no Projeto da primeira planta de extração de Lignina do Brasil, a qual será implantada na fábrica de Celulose e Papel, Suzano, de Limeira/SP, reforçando sua competência reconhecida nesse segmento. Com um contrato de 10 meses, serão fornecidas aproximadamente 330 toneladas de tubulação, 420 toneladas de equipamentos e 320 toneladas de estruturas metálicas, no total.
Segundo Cristiano Brito, do Departamento Comercial, a Tequaly foi contemplada com dois escopos no Projeto, com diversas frentes de trabalho. “No que diz respeito ao Sistema de Coleta e Tratamento de Gases GNCD, gerado na Planta de Lignina e Lignina Modificada, a Tequaly é responsável pela engenharia de processos, fabricação, montagem e fornecimento de equipamentos e materiais, além da aprovação da engenharia de detalhamento feita pelo cliente. Em paralelo a isso, a Tequaly também está encarregada do fornecimento e montagem da nova Planta de Extração de Lignina e também de Lignina Modificada”, afirma.
Com relação ao andamento do projeto, no momento, a engenharia de processos da Tequaly faz a análise do sistema GNCD como um todo, a fabricação já está em andamento conforme liberações das documentações e o canteiro no site do cliente está sendo montado.
Chaminé: engenharia, fabricação e montagem
A engenharia, fabricação e a montagem de uma chaminé de quase 60 metros de altura e 61,5 toneladas foram realizadas pela Tequaly, em 2017, para a planta de Luiz Antônio/SP da International Paper. Os equipamentos saíram em 4 partes e percorreram mais de 650km até chegarem ao destino. Confira abaixo uma galeria de fotos de todos esses processos:
 
Tequaly exporta Blow Tank para o Chile
Esse projeto de exportação para o Chile contempla engenharia, fabricação e acompanhamento da montagem mecânica de um Blow Tank. O equipamento possui aproximadamente 26 metros de altura, 16 metros de diâmetro, 4.400m³ de volume e peso líquido estimado de 420 toneladas.
A engenharia de detalhamento contemplou, inclusive, uma análise sísmica para determinar as espessuras das chapas que compõem o tanque, por conta da possibilidade de ocorrência de terremotos na região. O período de fabricação já está sendo concluído, e o equipamento está sendo transportado desmontado, com chapas e outras peças distribuídas em 20 carretas, para a planta de Nueva Aldea, da Arauco. A montagem do tanque está programada para o mês de abril e contará com a presença de dois supervisores de campo, por 90 dias, para acompanhamento de todo o processo.
Segundo um dos responsáveis pela gestão comercial da venda, Valter Cétolo, o diferencial da Tequaly durante o processo de concorrência, além de ter apresentado uma proposta comercial competitiva, foi o atendimento ágil às demandas do cliente durante a etapa de venda. “Esse é um projeto de destaque por ser uma grande exportação para um cliente que nós nunca havíamos atendido no Chile, por isso a fase das cotações necessitou de um trabalho consistente e convincente que demonstrasse, de fato, a capacidade da empresa perante a necessidade do cliente”, conta.
De acordo com o Supervisor da Fábrica, Mário Oliveira, esse Blow Tank é mais um equipamento de grande porte fabricado pela Tequaly. “Como ele está sendo transportado em partes, o tamanho significativo do Blow Tank não é tão evidente, mas, o peso bruto das chapas utilizadas foi de aproximadamente 510 toneladas”, finaliza.
Tequaly Faz 22 Anos
O mês de fevereiro é muito especial para a Tequaly e seus colaboradores, pois é o marco do início de uma família corporativa. No dia 15 de fevereiro de 1996, o Sr. José Clementino e seu sócio da época deram os primeiros passos da trajetória que a Tequaly vem percorrendo até hoje e, em meio a tantos desafios e conquistas, a empresa cresceu e continua evoluindo cada vez mais, conquistando um espaço muito significativo no mercado.
Durante esses 22 anos, a Tequaly é grata por cada colaborador que fez e ainda faz parte dessa equipe, que trabalhou e trabalha para construir o melhor resultado final aos nossos clientes. Inclusive, esse agradecimento especial também se estende a todos os clientes, uma vez que todos são essenciais no desenvolvimento dessa história e, acima de qualquer coisa, confiam no comprometimento e no trabalho realizado pela empresa. Aos demais parceiros, fornecedores e amigos que, de alguma forma, contribuíram para a nossa evolução, a gratidão também é imensa.
Por todo esse caminho percorrido, a Tequaly expressa um MUITO OBRIGADO, pois essa é uma história de todos. Contamos com vocês na continuação dessa jornada, para que possamos comemorar todos os anos juntos!