Os lodos gerados nas fábricas são importantes fontes de material orgânico e íons minerais (cálcio, magnésio, sódio, fósforo, etc.). Por esta razão, há inúmeros destinos e aplicações, como o uso civil, agrícola e florestal, combustível de biomassa, etc.
O aterro é, definitivamente, a pior das soluções, porém, é a mais utilizada. Além da perda de material, há a legislação exigindo responsabilidades. Existem custos incorridos para adquirir e imobilizar a área, preparar o aterro, descartar o material, impermeabilizar o solo, monitorar e tratar os possíveis impactos ambientais.
A operação de reciclagem e/ou descarte, desconsiderando-se os custos devido às perdas de matérias-primas valiosas, agregadas aos lodos (água, celulose, cargas minerais, etc.), resulta em altos custos para as empresas que possuem aterros. Além disso, as agências ambientais estão se tornando cada vez menos tolerantes com o aterro, forçando essas empresas a estabelecerem um prazo para encerrar esse tipo de operação.
Para eliminar estes inconvenientes, os sistemas de adensamento, desaguamento e secagem térmica de lodo, transformam resíduos em produtos com alto valor agregado.
A solução Tequaly é aplicável a qualquer processo produtivo que resulte em geração de lodos (alimentício, papel e celulose, têxtil, etc.).
A Tequaly pode desenvolver a solução na modalidade a ser escolhida pelo cliente, seja ela EPS (Engineering, Procurement and Supervision), EPC (Engineering, Procurement and Construction) ou EPCC (Engineering, Procurement, Construction and Civil).