Sistema de Adensamento, Desaguamento e Secagem de lodo

Os lodos gerados nas fábricas são importantes fontes de material orgânico e íons minerais (cálcio, magnésio, sódio, fósforo, etc.). Por esta razão, há inúmeros destinos e aplicações, como o uso civil, agrícola e florestal, combustível de biomassa, etc.

O aterro é, definitivamente, a pior das soluções, porém, é a mais utilizada. Além da perda de material, há a legislação exigindo responsabilidades. Existem custos incorridos para adquirir e imobilizar a área, preparar o aterro, descartar o material, impermeabilizar o solo, monitorar e tratar os possíveis impactos ambientais.

A operação de reciclagem e/ou descarte, desconsiderando-se os custos devido às perdas de matérias-primas valiosas, agregadas aos lodos (água, celulose, cargas minerais, etc.), resulta em altos custos para as empresas que possuem aterros. Além disso, as agências ambientais estão se tornando cada vez menos tolerantes com o aterro, forçando essas empresas a estabelecerem um prazo para encerrar esse tipo de operação.

Para eliminar estes inconvenientes, os sistemas de adensamento, desaguamento e secagem térmica de lodo, transformam resíduos em produtos com alto valor agregado.

A solução Tequaly é aplicável a qualquer processo produtivo que resulte em geração de lodos (alimentício, papel e celulose, têxtil, etc.).

A Tequaly pode desenvolver a solução na modalidade a ser escolhida pelo cliente, seja ela EPS (Engineering, Procurement and Supervision), EPC (Engineering, Procurement and Construction) ou EPCC (Engineering, Procurement, Construction and Civil).

O sistema de secagem de lodo Tequaly é constituído por 5 processos principais, que podem ser adquiridos total ou parcialmente, de acordo a necessidade de cada cliente. São eles:

As principais vantagens técnicas da solução Tequaly são:

  • Aproveitamento energético de fontes de energia, normalmente descartada no processo produtivo (gases de exaustão de caldeiras de força, recuperação ou fornos), para o aquecimento da água desmineralizada utilizada no processo de secagem térmica, eliminando o uso de combustíveis fósseis e vapor (processo sustentável e de alta eficiência energética). O ciclo é fechado, sem consumo adicional de água para a unidade;
  • Custos de manutenção reduzidos, uma vez que os equipamentos envolvidos na solução operam com baixas velocidades (3 rpm), são robustos e projetados para trabalhar com fluidos que apresentam altos índices de abrasividade;
  • Baixos níveis de ruído (≤70 dBA);
  • Equipamento de secagem por contato indireto e com temperaturas de operação abaixo do padrão NFPA (National Fire Protection Association) de 165ºC, permitindo a classificação dos equipamentos como operantes em atmosferas não explosivas (ATEX), o que resulta em projetos com elevados padrões de segurança.