Sistema de Coleta, Tratamento e Queima de Gases não Condensáveis – GNCD e GNCC

Em plantas de celulose que utilizam o processo kraft, são gerados alguns compostos odorosos, tóxicos e explosivos, chamados de gases não condensáveis (GNC), que precisam ser coletados e eliminados para atender as exigências ambientais e sociais.

Dentro de uma fábrica existem diversas emissões de GNC. Algumas fontes emitem uma pequena quantidade (volume), porém, altamente concentrada (GNCC – Gases não condensáveis concentrados), enquanto que outras emitem uma grande quantidade, porém, com uma concentração baixa (GNCD – Gases não condensáveis diluídos).  

Devido aos limites superior e inferior de explosividade destes gases, a coleta deve ser feita de modo a evitar que a concentração esteja entre estes limites. Caso a concentração seja menor que o limite inferior de explosividade, os gases podem ser tratados como GNCD. Por outro lado, se a concentração for acima do limite superior de explosividade, os gases podem ser tratados como GNCC. Para cada um deles há um tipo específico de tratamento. Assim, deve-se analisar cuidadosamente as fontes, para identificar quando se trata de um gás concentrado ou diluído.

Um aspecto muito importante referente ao sistema de tratamento, sua segurança e performance, é de que, tipicamente, os compostos reduzidos de enxofre (TRS), para serem removidos a níveis de eficiência acima de 99%, devem, necessariamente, ser submetidos a uma oxidação térmica. A oxidação térmica é um processo que requer um consumo de oxigênio a uma dada temperatura, sendo possível garantir que a concentração de TRS dos gases, após a oxidação térmica, seja inferior a 10 ppm. Para queimas em caldeiras de recuperação, todo o projeto é feito com base nas recomendações do BLRBAC – Recommended good practice – Thermal Oxidation of Waste Streams in Black Liquor Recovery Boilers.

A Tequaly oferece sistemas completos de coleta e tratamento/condicionamento destes gases, tanto concentrados, quanto diluídos. Além disso, oferta diferentes modalidades de incineração, seja em caldeiras, fornos de cal ou até em sistemas de incineração dedicados. Todas estas opções citadas, podem ser fornecidas individualmente ou em conjunto – solução personalizada para o cliente – em formato EPC (Engineering, procurement and construction – Engenharia, gestão de compras e construção).

Vantagens do Sistemas de Coleta, Tratamento e Queima de gases não condensáveis Tequaly:

  • Controle eficiente de emissão de odores, adequando a planta nas normas e exigências ambientais;
  • Melhora significativa nas condições de trabalho na fábrica, desde os riscos de segurança, bem como com  relação a saúde dos trabalhadores;
  • Estes gases podem acrescentar poder calorífico ao sistema e também auxiliar na combustão de combustíveis já utilizados;
  • A queima destes gases auxiliam na recuperação de enxofre para o ciclo químico da planta;
  • Sistemas flexíveis e personalizados para cada cliente.