Sistema de Preparação de Leite de Cal

MULTISEGMENTO

Produtos

Sistemas

A cal é um dos minerais mais comuns utilizados no mundo. No entanto, requer processamento adicional para ser convertida numa forma facilmente utilizável. A aplicação final é geralmente a de Ca(OH)², hidróxido de cálcio (também conhecido como cal hidratada).

A Tequaly possui uma vasta experiência na concepção e fabricação de sistemas de alimentação de cal e de sistemas de abatimento de cal.

Oferecemos serviços completos de projetos básicos e executivos, fabricação e instalação de todos os equipamentos de armazenamento. Atendemos desde o sistema de descarregamento do caminhão até instalações de grandes silos, sempre visando o bom funcionamento da operação com equipamentos de qualidade construídos conforme as especificações técnicas e normas vigentes.

Por razões econômicas, a conversão no local de CaO, óxido de cálcio (também conhecido como cal viva) é sempre preferível no que se refere à compra de cal hidratada, uma vez que a cal viva requer 75% menos capacidade de armazenamento, custo de manuseamento e frete. Além disso, é menos poeirenta e mais fácil de manusear.

Normalmente, a cal viva é dosada por um alimentador gravimétrico ou volumétrico. Contudo, como o peso de um dado volume pode variar entre 5 a 15% da média, os alimentadores gravimétricos compensarão as alterações na densidade do material a granel e proporcionarão um fluxo mais uniforme e preciso para o processo.

O leite de cal – Ca(OH)2 apresenta diferentes aspectos e características de acordo com o processo a ser empregado. Com isso, temos variadas aplicações nas indústrias:

  • Tratamento de água e efluentes: servindo como agente floculador;
  • Usinas de açúcar: clarificação do açúcar;
  • Siderurgia: aglomerante do minério de ferro;
  • Química: aditivos para vários processos químicos;
  • Papel e Celulose: recuperação de solda cáustica.