Sistema de Recuperação de Calor – BHA e BHE

Após o término do cozimento em batelada, etapa do processo Kraft de produção de celulose, uma válvula situada no fundo do digestor é aberta e a pressão interna empurra os cavacos cozidos para um tanque atmosférico chamado de “blow tank”, onde a força de alívio na descarga (descompressão brusca) faz com que os cavacos se desdobrem em fibras individuais, constituindo a pasta. Esta descompressão (da pressão de operação do digestor até a pressão atmosférica do blow tank) faz com que uma grande quantidade de vapor seja formada no blow tank, em um fenômeno chamado evaporação flash.

O vapor flash não é diferente do vapor normal (ou “vivo”). É somente um nome conveniente usado para explicar como o vapor é formado. Neste caso, a diferença entre o vapor vivo e o vapor flash é que este último é contaminado com gases tóxicos, explosivos e pode também conter fibras e licor, devido ao arraste no blow tank.

Toda esta grande quantidade de vapor flash é emitida para a atmosfera e isto impacta em dois pontos:

  • Gases tóxicos, explosivos e malcheirosos: são gerados no processo de cozimento e grande parte é emitida para a atmosfera junto com o vapor flash, ocasionando graves problemas ambientais e para a saúde dos colaboradores;
  • Desperdício energético: pois toda a energia liberada na evaporação flash do blow tank vai para a atmosfera e, portanto, não é aproveitada no processo.

A Tequaly oferta um sistema de recuperação de calor completo para eliminar os problemas ambientais, em sinergia com o aproveitamento energético deste vapor flash. Esta energia pode ser utilizada para pré-evaporar o licor negro, podendo ser utilizada diretamente na evaporação (sistema BHE) ou, simplesmente, estocar esta energia em forma de água quente para utilizações diversas (sistema BHA).  Todos estes sistemas citados acima, são ofertados na modalidade EPC (Engineering, procurement and construction – Engenharia, gestão de compras e construção), sendo executado de acordo com as demandas do cliente.

Vantagens do Sistema de Recuperação de Calor – BHA e BHE da Tequaly:

  • Redução nas emissões de compostos voláteis e odor;
  • Adequação às normas e recomendações relacionadas ao meio ambiente;
  • Melhora significativa nas condições de trabalho na fábrica, desde os riscos de segurança quanto em relação a saúde dos trabalhadores;
  • Recuperação de toda a energia liberada para a atmosfera em forma de vapor flash;
  • Sistemas flexíveis e personalizados para cada cliente.