Sistema de Separação e Coleta de Terebentina

A terebentina kraft ou terebentina sulfatada bruta é um óleo volátil, obtido como subproduto da produção de polpa de celulose, a partir do processo kraft, utilizadando madeira do tipo pinus. Dentre os principais produtos produzidos a partir de terebentina estão: fabricação de fragrâncias, solventes, ceras, aromas, tintas, desinfetantes e sabão.

A terebentina contida nos cavacos de madeira é extraída por conta da alta temperatura e arrastada através do vapor de degasagem do digestor. Esta mistura de vapor e óleo solubiliza compostos orgânicos de enxofre, formados durante o processo. Portanto, a terebentina kraft obtida neste sistema, contém uma grande quantidade destes compostos que lhe conferem mau odor. Para utilização no mercado, a terebentina sulfatada bruta deve ser refinada para a remoção destes compostos.

Para a obtenção da terebentina, é necessário condensar o vapor de degasagem dos digestores, para que só então possa se separar a água deste óleo,  por um processo de decantação, visto que são imiscíveis entre si.

A Tequaly possui toda a tecnologia necessária para extrair a terebentina do processo e armazená-la com segurança para posterior venda do subproduto, podendo ofertar este sistema na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction – Engenharia, gestão de compras e construção).

Vantagens do Sistema de Separação e Coleta de Terebentina da Tequaly:

  • Produto de alto valor agregado;
  • Por ser um composto volátil, a terebentina – quando não separada – acumula no sistema, tornando algumas operações inseguras;
  • Sistema de armazenamento de terebentina totalmente seguro, devido ao fato de não permitir entrada de oxigênio;
  • O transporte de terebentina é feito hidraulicamente, sem a utilização de bombas, motores, etc., tornando a operação mais segura;
  • Sistemas flexíveis e personalizados para cada cliente.