Existe a formação de condensados contaminados em plantas de celulose Kraft e, isto acontece principalmente, no cozimento e evaporação. O termo “contaminado”, se deve ao fato deste fluido não ser somente água e possuir em sua composição compostos orgânicos voláteis, sendo o metanol o composto predominante. Como estes condensados são reutilizados dentro das fábricas, quanto mais contaminado, maior é a emissões de contaminantes, maior é o consumo de químicos na planta e, também, maior é a demanda necessária de tratamento na E.T.E. Assim, tratar este condensado, traz tanto benefícios ambientais, como sociais e financeiros.
Os contaminantes são removidos do sistema em forma de um gás chamado SOG (stripper off gas), que pode ser encaminhado diretamente para queima ou, ainda, pode ser tratado em um segundo sistema para concentrar o metanol e transformá-lo em um ótimo combustível para fornos de cal, caldeiras ou incineradores, em um sistema chamado de Sistema de Separação e Queima de Metanol Líquido.
A Tequaly possui tecnologia para remover estes compostos voláteis do condensado, a partir de colunas de destilação (stripper), e retorná-lo ao processo com uma pureza muito maior. Além disso, possui tecnologia para integrar esta planta na evaporação, aproveitando a energia do sistema para evaporar o licor negro e reduzir o consumo de água. Todos estes itens podem ser fornecidos no formato EPC (Engineering, Procurement and Construction – Engenharia, gestão de compras e construção).